Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Brasil Um País de Todos - Por Marcos Lamounier



Já fazia alguns dias que eu não escrevia nenhum artigo, mas esta última semana, uma matéria me chamou a atenção e eu não poderia deixar de expressar minha opinião sobre o assunto.
A matéria do Estadão divulgada pelo site msn.com, com o título "Lula fica 'chateado' com invasão de seu instituto por sem-terra" chega a ser irônica.
O Sr. Luiz Inácio Lula da Silva tem, todos os motivos do mundo para ficar chateado com os companheiros do MST.
Conforme termo usado pelo próprio Lula em outras ocasiões, pode-se considerar uma "punhalada pelas costas", afinal durante os oito anos de governo do ex-presidente, o planalto praticamente bancou essa corja de sem terras que, mais parece uma quadrilha organizada.
Na minha singela opinião, grupos como o MST deveriam ser tratados como facção criminosa.
Sem generalizar posso dizer que, o PT tem uma forma bem estranha de governar.
O PT de Lula, PT de Dirceu, PT de Palocci, PT de Genoíno e de tantos outros nomes que foram protagonistas de escândalos que envergonharam nosso País, tem no mínimo uma forma estranha e conveniente de governar.
Governam com método de compras de oposições para não ter oposição de fato, como fez nos últimos anos com o MST, Une, Sindicalistas, e de quase toda a bancada do legislativo, conforme ficou claro nos julgamentos do STJ.
Praticamente o Mundo parou para assistir as condenações no final do ano passado.
Julgamento este em que ficou provado o maior plano de compras de votos já descoberto em toda história brasileira.
Mesmo ficando evidente que o mensalão não é uma lenda, os governistas insistem em negar que um dia existiu esquema de compra de voto.
Diga-se de passagem que esta palavra ( mensalão )  esta proibida nos bastidores palaciano.
Soa bem melhor aos ouvidos dos eleitores-traídos o nome caixa-dois.
Afinal de contas está na moda em nosso país trocar os nomes para tentar minimizar os fatos.
Veja só que chique; Prostituta agora é garota de programam e doméstica virou secretária do lar.
Daí eu pergunto; - Que diferença faz? Ambas continuam ganhando a vida da forma e oportunidade em que vida lhes proporcionou.
O mensalão virou caixa-dois e contravenção está no mesmo hall de tráfico de influência e corrupção, porém não muda  em nada, afinal todos estão lesando o contribuinte.
Interessante é que mesmo eu tendo votado no operário, nas duas eleições em que ele se elegeu como o maior cargo majoritário do país, eu não me arrependo, pois como todo bom Brasileiro eu sempre apostei no novo, na mudança e como um bom Brasileiro que não desiste nunca, eu sempre sonhei em fazer parte de Um País de Todos...
Um País de todos os trabalhadores, honestos e de boa índoles.

Marcos Lamounier

Links de matérias relacionas; 

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/lula-fica-chateado-com-invas%c3%a3o-de-seu-instituto-por-sem-terra?fb_action_ids=586336478049999&fb_action_types=og.recommends&fb_ref=scptif&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%22586336478049999%22%3A414816105262528%7D&action_type_map=%7B%22586336478049999%22%3A%22og.recommends%22%7D&action_ref_map=%7B%22586336478049999%22%3A%22scptif%22%7D

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,lula-aumenta-repasse-para-une-em-20-vezes,333732,0.htm

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1021513-5601,00-GOVERNO+NEGA+IRREGULARIDADE+NO+REPASSE+DE+RECURSOS+AO+MST.html
http://www.dgabc.com.br/News/6005115/em-visita-lula-dara-diretrizes-a-grana-e-marinho.aspx





3 comentários:

  1. Olá Irmão Marcos. A Paz de Deus. Eu li seu texto, porém não concordei com alguns pontos de sua argumentação. Farei a crítica na qualidade de um professor. O primeiro ponto é o seguinte: o MST é uma facção criminosa? Onde é que foi que você encontrou isso? Até onde sei, esse movimento luta por uma causa que o Brasil há anos já deveria ter feito, que é a Reforma Agrária, que em países de primeiro mundo como EUA, Coréia do Sul, França, e Alemanha, já fizeram, e aqui latifundiários, grileiros, fazendeiros, possuem as maiores áreas de terras do mundo, não com dinheiros deles, e sim tomando terras da União, dos povos quilombolas, dos indígenas, dos pequenos agricultores. É só procurar se informar a respeito do que acontece no Pará, Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Tocantins, e Maranhão, entre outros. No entanto, Congresso é dominado por esses atores sociais, que não ajudam em nada o país a evoluir, e sim a beneficiar os seus próprios interesses. Como dizia Marx, o Estado não é nada mais do que o comitê da burguesia, argumento que nos ajuda a entender para quem essa instituição política trabalha. Então sugiro conhecer, e ler textos que relatam a importância desse movimento, e também a pesquisar sobre estatísticas que mostram a dura realidade do campo brasileiro. Não confie muito em jornais como Estadão, Folha, e tampouco em revistas como Veja, Istoé, pois essas apenas distorcem a realidade, e disseminam a visão da classe burguesa. No entanto, reconheço que há pessoas dele que só querem bagunçar, porém, não podemos generalizar, pois corremos grande perigo ao agirmos dessa forma. Além disso, se intitularmos o MST de facção criminosa, então os latifundiários, e grileiros, entre outros já deveria ser considerado como grupos piores do que facção criminosa, pois eles causam muito mais prejuízos ao país do que o MST. O segundo ponto reside na questão do PT comprar votos, e unir oposição. Como assim? Quais partidos da oposição se uniram ao PT? O PSDB, o DEM, o PP? Talvez o único partido que o partido trouxe-o para a situação foi o PMDB. E outra: qual partido ou governo que não compra votos? O ex-presidente FHC, por exemplo, se reelegeu em 1998, porque comprou quase o Congresso inteiro para aprovar uma lei que permitia que os Presidentes da República se reelegessem, algo que não era aceitado pela lei. As CPIs das privatizações, da dívida pública, entre outras, não foram adiante, por causa de compra de votos, principalmente a que investigariam as privatizações do governo FHC, que foi o processo que houve os maiores atos de corrupção da história do país. Além disso, os próprios banqueiros, financistas, e grandes empresários também compram votos, por meio das doações a partidos, e isso não vejo ninguém comentar. Aliás, os empresários que mais ganharam dinheiro do mensalão estão quase todos impunes, ou seja, o STF estão condenando apenas os peixes pequenos, enquanto os tubarões estão soltos para atacarem de novo. Então, todos os governos, independente do partido e do país, e juntamente com esses atores sociais citados compram votos, pois o sistema que vivemos, que é o sistema capitalista, além de ter a corrupção como uma de suas essências, se que retroalimenta através disso. Assista o documentário THE CORPORATION, que verás o que estou falando. No entanto é isso, espero ter contribuído para o debate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Meu caro, li atentamente cada detalhe do teu comentário, e na qualidade de um cidadão comum-antenado em tudo que acontece a minha volta, posso dizer que apesar de não concordar com o teu ponto de vista eu respeito tua opinião. Meu artigo não eh uma afirmação de que o MST é uma facção criminosa ou o PT paga para não ter oposição. Meu artigo é apenas uma critica de opinião formada baseada nos últimos acontecimentos. Fica evidente que nos dias de hoje, se qualquer cidadão comete algum crime em nome de alguma bandeira ( MST, GLS, Fora Dilma, etc... ) está tendo uma tendencia natural de tolerância. Ou seja, invadir propriedade alheia é crime, mas se for do MST pode. Quebrar tudo é crime, porem se for por uma causa ou bandeira, pode...Enfim.
      Outro sim, quando digo que o PT comprou a oposição, para não ter oposição de fato, me refiro a verbas destinadas/desviadas a grupos que em tese estão sendo comprados para não incomodar o governo.
      Eu poderia ir mais longe ainda ao criticar o "kit bolsa" do nosso governo populista. No meu ponto de vista, o bolsa-família, bolsa escola, bolsa isso, bolsa aquilo, pode ser considerado como o maior esquema de compra de voto "legal" da história. Esquema que tira de gente, como eu e você, que produz e fomenta uma parte de improdutivos que ao invés de se qualificar e procurar a crescer, prefere escorar no governo. Concluindo meu raciocínio, tudo que foi dito aqui e no artigo, são soh criticas baseada em fatos do meu, teu e nosso cotidiano. Meus artigos e opiniões não são baseados em tabloides sensacionalistas, sim na triste realidade do dia a dia.
      Detalhe, os links racionados foram soh uma forma de embasar minha opinião.

      Excluir