Pesquisar este blog

sábado, 24 de setembro de 2011

Conceito de Honestidade - Por Marcos Lamounier


Algumas perguntas, antes de iniciar o texto,

  • Você é o que se pode chamar de pessoa super-honesta?
  • Seus princípios éticos são a toda prova?
  • Nada poderá alterar a sua conduta?
  • Você é uma pessoa tão honesta que seria capaz de sacrificar-se para ajudar aos demais?
  • Você é desapegado às coisas materiais?
  • Você nunca dá importância ao dinheiro e a outros bens o quanto dá à  sinceridade e honestidade?
Se você respondeu sim em todos as questões acima, então podemos dizer que você é um ser raro e pode estar em extinção.

Conceito,
De acordo com o dicionário português, a palavra honestidade faz referência àquela pessoa que é decente, íntegra, recatada, reservada, razoável, justa e honrada.



Em outras palavras, a honestidade constitui uma qualidade humana que consiste em comportar-se e expressar-se com sinceridade e coerência, respeitando os valores da justiça e a verdade.

A honestidade não pode ser baseada nos próprios desejos das pessoas. Ou seja, nem sempre ser honesto, pode parecer conveniente, porém atuar de forma honesta requer um respeito pela verdade, que vai muito além das intenções.

Opinião,
Eu não sei precisar desde quando, mas ao que parece, desde que eu me entendo por gente, existe um conceito de que, nada se consegue honestamente neste país. Mas aprendi desde cedo que, das regras, existem exceções. Geralmente o caminho de pessoas que tem fama de serem politicamente corretas, costumam ser mais longos, mas posso falar com convicção que pode valer a pena.

A honestidade assim como o respeito e a confiança, devem ser conquistadas passo a passo. É o tipo de coisa que tuas ações falam mais alto. São pequenos bons atos que fazem uma boa conduta.


Há quem diga que corrupção, desonestidade é a cara do Brasil. Posso dizer com franqueza que o Brasil não é o mais corrupto e os brasileiros estão longe de serem os mais desonestos do planeta. Porém uma coisa que eu não consigo entender, é que no nosso país, um ato de honestidade é estampado nas capas dos jornais e revistas todas as vezes que alguém resolve fazer apenas uma obrigação de um cidadão correto. Como por exemplo encontrar algo e devolver ao dono. É obvio, que isso deveria ser uma conduta normal. No meu ponto de vista, este tipo de atitude da imprensa acaba prestando um desserviço, além de colocar em xeque a credibilidade dos demais Brasileiros-honestos espalhados por este país afora.

Um comentário: