Por Marcos Lamounier Alguns fatos marcam nossa vida de maneira profunda, e há algo que marcou minha infância, foi a televisão da minha bisavó. Sim, pode acreditar. Todas as noites, quase como um ritual, nossa família se reunia na casa dela para assistir às notícias do Brasil e do mundo pela televisão preto e branco , com Cid Moreira narrando os acontecimentos mais importantes da época. Vale lembrar que, em 1985 , as TVs coloridas ainda eram um luxo. A maioria das famílias, por questões financeiras, possuía TVs preto e branco, e o grande avanço tecnológico da época era uma tela protetora degradê, que prometia dar um efeito “colorido” à imagem. Para nós, aquilo era o auge da inovação! Ter uma TV colorida naquela época era status. As famílias que conseguiam manter uma televisão colorida, normalmente, tinham ações de telefonia fixa e ainda sustentavam um carro na garagem, eram consideradas privilegiadas financeiramente . Esse não era o meu caso e nem o de boa parte da minha família. Assim, o único acesso aos acontecimentos do mundo vinha daquela TV preto e branco, com o protetor de tela arco-íris da minha bisavó. Mesmo com o monopólio da informação, os anos 80 e 90 foram marcados por fatos históricos que assistimos naquela pequena tela.
📰 O Fim do Regime Militar (1985) – Eu ainda era criança e não entendia completamente o significado, mas via as pessoas falando sobre ditadura, opressão e Diretas Já .
📰 A Morte de Tancredo Neves (1985) – Um presidente eleito eleito , que faleceu antes mesmo de tomar posse.
📰 O Governo José Sarney (1985-1990) – Marcado por tentativas frustradas de conter a inflação . Após a morte de Tancredo e governou até 1990, quando passou a cargo para Fernando Collor.
📰 As Primeiras Eleições Diretas (1989) – O Brasil viveu um momento de grande entusiasmo e esperança por mudanças. Todos queriam votar.
📰 A Disputa Lula x Collor (1989) – Foi a primeira vez que Lula participou de uma eleição presidencial e perdeu . O Brasil, encantado com a imagem jovial e a eloquência de Fernando Collor de Mello , apostou alto nele – e a decepção foi proporcional à expectativa .
📰 O Primeiro Impeachment do Brasil (1992) – Collor foi de “salvador da pátria” o símbolo da corrupção . O Brasil virou referência na América Latina ao derrubar um presidente democraticamente eleito . As “caras-pintadas” tomaram as ruas exigindo a sua saída, e o Congresso, necessariamente, votou pelo impeachment.
📰 O Governo Itamar Franco (1992-1994) – Um governo conturbado, mas essencial , pois foi nele que surgiu o Plano Real , uma das maiores estratégias de controle da inflação já vistas no país.
📰 O Plano Real (1994) – A criação da URV (Unidade Real de Valor) , que serviu de transição para o Real , foi o divisor de águas para a economia brasileira. Lembro que 1 URV valia 2.750 Cruzeiros Reais , e o salário mínimo foi fixado em 70 URVs , o equivalente a Cr$ 192.500,00 (parecia muito, mas era só volume de dinheiro).
A estabilização econômica barrou a inflação, aumentou o poder de compra da população e abriu portas para um novo Brasil . Com juros baixos e crédito acessíveis, as pessoas finalmente puderam comprar móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos .
E foi justamente nessa época que a TV preto e branco da minha bisavó foi substituída por uma colorida de 21 polegadas . Pouco tempo depois, veio a tela plana de 29 polegadas.
Foi o fim de uma era – e o começo de outra. A partir de então, a realidade se transformou, e eu aprendi que o tempo não apenas muda os cenários, mas também as nossas percepções sobre eles.
Marcos Lamounier